MENU

Vitta Residencial

NOTÍCIAS

Vitta Residencial

21.dez.2016

Natal, tempo de viver em família

Veja dicas da psicopedagoga para fazer deste momento do ano uma recordação inesquecível

Neste mês de dezembro, a maioria das famílias, com certeza, teve momentos em conjunto para se lembrar para o resto de suas vidas. O motivo? É que nesta fase do ano as pessoas se preparam para a chegada do Natal. É nessa hora que cuidam da decoração natalina em casa e dos preparativos festivos. Um momento especial que sempre fica na memória das crianças e dos adultos é quando montam juntos à árvore de Natal – símbolo mais comum da época. Lembre-se: tudo pode ser festa ou um ser transformado em ritual de final de ano para marcar o coração de seus familiares.

Para fazer esse momento ser mágico, vale incrementar pequenos gestos e festejar em cada fase - até na hora de embrulhar os presentes e lembranças, quando for escrever ou inventar escrever cartões que podem ser desenhados e pintados pelas crianças. A imaginação permite que estes pequenos detalhes façam do Natal um dia especial para a família comemorar e refletir sobre a importância de se manter essa tradição e os próprios laços afetivos.

Para a psicopedagoga e arteterapeuta, Elaine Tomaz, nós nascemos, crescemos, evoluímos em família, somos seres gregários, ou seja, necessitamos do grupo e de nos mantermos juntos. “A celebração do Natal é um ritual, marca  um momento da nossa história individual e coletiva”, explica. E não é à toa, pois simboliza nossas vivências, conta a história das reuniões daquela família, diz quem nós somos, a que e a quem pertencemos, nossa característica grupal. “O maior símbolo de Natal, pensando nas histórias cristãs, é o nascimento de Jesus, momento em que a sua família esteve reunida e de alguma forma reproduzimos isso ano a ano, com outros símbolos que foram acrescentados no decorrer do tempo: o presépio, a ceia farta, a árvore e as luzes, o Papai Noel, a troca de presentes”.

Elaine afirma que quando nos dispomos a vivenciar isso não queremos estar sozinhos. Sabe por que? Esse momento pede a reunião do grupo afetivo, com abraços, a presença de quem amamos, músicas que tenham significado para nós, um presente que é a "cara" daquela pessoa, a oração, o agradecimento, o prato preferido da maioria. Cada gesto e cada detalhe  fortalecem os relacionamentos. “Há um aprendizado para todos, não só do ponto de vista da humanidade, mas principalmente na construção do amor, da tolerância, da solidariedade entre as pessoas”.

A psicopedagoga recomenda que o ideal para as famílias nos próximos dias de confraternização é aproveitar o clima de emoção para abrir o coração ao outro. Há familiares que chegam de outras cidades, há decoração de Natal em todos os lugares, o encanto do Papai Noel para os pequenos,  os presentes, a reunião de todos. “Isso cria uma memória afetiva em cada indivíduo, o que nos fortalece como grupo, como humanidade”.

Dicas para fazerem juntos

1) O Natal é uma boa horade contar as histórias da família, de celebrar junto, de sensibilizar para as necessidades de tantas pessoas, inclusive as mais próximas a nós e que na rotina diária, não percebemos.

2) Os mais velhos podem dividir com os mais novos algumas curiosidades, como porque um prato específico é feito todo ano, em quais casas o Natal já foi celebrado; quais os presentes que eram dados quando os pais eram crianças; combinar uma surpresa para a hora da festa; ligar para convidar aqueles que estão mais distantes e falar ou encaminhar uma mensagem de esperança para os que não poderão estar, bem como trocar cartões escritos na noite de Natal com o desejo que temos para cada familiar.

3) Criem um ritual de solidariedade e alegria que envolva a todos - como visitar e contribuir com uma instituição de caridade, preparar e entregar uma refeição para alguém que necessita.

O principal disso tudo é que sejam atitudes que tragam a todos alegria, tranquilidade, bem- estar individual e familiar. Um Feliz Natal!

 

CENTRAL DE VENDAS VITTA RESIDENCIAL

Entre em contato com nossa equipe de corretores.

  • *Campos Obrigatórios.

Ligue Grátis
  • RIBEIRÃO PRETO

    VENDAS

    0800 761 7101

  • BAURU

    VENDAS

    0800 601 7104

  • SERTÃOZINHO

    VENDAS

    0800 761 7103

  • ARARAQUARA

    VENDAS

    0800 942 8444

  • PIRACICABA

    VENDAS

    0800 761 7105

  • SAC

    0800 761 7102